domingo, 7 de julho de 2013

HISTORIA DE YS

NIHON FALCOM CORPORATION

Ys (イース Īsu?, IPA: [iːsɯ]) /ˈiːs/ é uma serie japonesa de jogos de RPG para video game, e a principal franquia da Nihon Falcom Corporation teve inicio no NEC PC-8801 em 1987, criado por Masaya Hashimoto (diretor, programador, designer) e Tomoyoshi Miyazaki (scenario writer ). Em termos de números de jogos lançados, Ys está em segundo atrás apenas de Final Fantasy. Ys é o jogo mais popular da Falcom. Os jogos da serie Ys  ja apareceram para X1, X1turbo, MSX2, FM-7/77, FM-77AV, NEC PC-9801, X68000, Master System, Sega Mega Drive, Sega Saturn,Famicom, Super Famicom, Nintendo DS, PC, Apple IIGS, PlayStation 2, PlayStation Portable, TurboGrafx-CD, Celulares, e Wii's Virtual Console 


Diferente de grandes produtoras, a Falcom sempre desenvolveu seus jogos para PC, e somente nos últimos tempos resolveu mudar o foco de desenvolvimento para um portátil. A empresa justifica que, por ser pequena, manter o foco em uma plataforma é a melhor estratégia para não comprometer a qualidade de seus jogos. Podem não imprimir dinheiro como a Nintendo, mas certamente quem joga um dos jogos da Falcom, nunca mais esquece a empresa.

Uma das principais características dos jogos da empresa são gráficos e jogabilidade simples, sempre com foco na história e enredos complexos, criando e dando continuidade não a um jogo, mas a um universo.

A Falcom também é conhecida e respeitada pelas músicas em seus jogos, que servem de inspiração até para outras desenvolvedoras. A Falcom's Sound Team JDK é uma banda da Falcom composta por músicos de verdade cuja paixão pelos jogos é tão grande quanto a pela música. É difícil não se maravilhar com um vídeo de entrada de um Ys, por exemplo.

CRONOLOGIA DA SERIE YS

Hoje a série conta com os seguintes jogos, em ordem cronológica:

  • Ys: Origins
  • Ys I: Ancient Ys Vanished - Omen
  • Ys II: Ancient Ys Vanished - The Final Chapter
  • Ys IV: Mask of the Sun
  • Ys III: Wanderers from Ys (Remake: Ys: The Oath in Felghana)
  • Ys V: Kefin, The Lost City of Sand
  • Ys VI: The Ark of Napishtim
  • Ys Seven


Ys IV: The Dawn of Ys compartilha a mesma história de Mask of the Sun, mas Mask of the Sun é considerada a história official pela própria Falcom. Porém, para “calar a boca de todo mundo”, a Falcom está produzindo Ys: Celceta, Sea of Trees para o PS Vita, que vai se tornar a versão oficial na linha do tempo.

A civilização Eldeen prospera no Oceano de Atlas utilizando-se de uma tecnologia chamada Emelas e uma Arca chamada de Napishtim, criada para regular o clima, controlar os oceanos e defender a sua civilização, permitindo-os existirem num estado quase utópico. Eles coexistiam em paz com Humanos e Rehdans.

Alma, a Eldeen encarregada da Arca, ensina os humanos e os Eldeens a criarem Emelas de todas as cores, exceto Negras e Brancas. Os humanos bem que tentam cria-las, mas suas tentativas sempre falham e resultam em Emelas Cinzas.

Um grupo de humanos, que seriam futuramente conhecidos como O Clã das Trevas (Clan of Darkness), rouba a Chave Negra de Almarion (Black Key of Almarion) que controla a Arca. Com a chave em mãos, eles mais uma vez tentam criar as famigeradas Emelas Brancas para conseguirem a vida eterna, mas continuam a falhar. Porém, com o poder da Chave, as Emelas Cinzas conseguem utilizar o poder da Arca e se tornam monstros, Galbas.

Eventualmente um dos monstros, nomeado Galbalan, cria consciência, começa a tomar poder diretamente das Emelas Negras e foge. Com isso a Arca começa a perder controle, aumentando o nível do mar.

Em uma forma de tentar prevenir que a Arca mate a todos, Alma cria outras três Chaves para controlar a Arca. Após gastar grande parte de seu poder para controla-a ela utiliza o que lhe resta para selar a Arca, sublimando-se no processo. O Grande Vortex faz parte deste selo, prevenindo que qualquer um pudesse sequer chegar perto de onde ela está, no caso das futuras gerações esquecerem do ocorrido ali.

Paralelamente em Felghana, Genos não consegue derrotar Galbalan, mas o prende com a ajuda de quatro artefatos. Ele então os esconde por toda a região e começa uma colônia acima de onde o prendeu, para que ele e seus descendentes possam vigiá-lo e impedir qualquer um de tentar libertá-lo.

Eventualmente os Humanos deixam Canaan, ficando somente os Rehdans no arquipélago. Os Eldeens refugiados do evento com a Arca começam a Dinastia Celceta, exceto por Feena e Reah que se afastam levando a Pérola Negra (Black Pearl) consigo. Elas fundam o Reino de Ys.
Algum tempo depois um herói chamado Lefance, com a ajuda de cinco discípulos, mata Arem o Rei Demoníaco. O único Eldeen sobrevivente a este episódio, Eldeel, é mantido preso na Área Divina (Divine Area). Assim termina a Dinastia Celceta.

Lefance cria a Cidade Dourada de El Doran com a Máscara do Sol (Mask of the Sun), recebida dos Eldeens. Como a máscara é muito poderosa ele também recebe a Máscara da Lua (Mask of the Moon) para poder controlá-la. As máscaras são feitas de Emelas Negras e Brancas, respectivamente.

Utilizando a Pérola Negra, que parece ser uma massa sólida de Emelas Negras e erradia grande mágica, Ys prospera utilizando-se desta energia irradiada e um material escavado chamado Cleria. Mas de repente a Cleria, material escavado e refinado pelos humanos em Ys, é corrompida e começa a se transformar em monstros.

Há uma teoria sobre a Pérola Negra ter sido afanada por Feena e Reah, pois não concordavam com a ideia dos outros Eldeens de aniquilar os humanos e queriam criar um estado onde todos poderiam viver iguais. Infelizmente a história as provaram erradas, novamente.

E assim começa...

 YS ORIGINS

Oirigins se passa 700 anos antes da história original de Ancient Ys Vanished – Omen e conta o que ocorreu 6 meses após a cidade de Ys “sumir” do mapa, deixando uma cratera em seu lugar e a famosa Torre Darm. O protagonista desta história é Toal Fact.

O jogo na verdade tem 3 histórias, mas somente a terceira, desbloqueada após terminar o jogo com os personagens Yunica Tovah e Hugo Fact, é a oficial na linha do tempo e a mais relevante.

Com gráficos simples e uma mistura de Action RPG, Plataforma e Hack and Slash o jogo hoje serve de porta de entrada para qualquer um que não conheça a série. Pode parecer um pouco entediante por se passar o tempo todo dentro de uma Torre, mas certamente com ótimas músicas, excelente jogabilidade e batalhas épicas (e difíceis, acredite), certamente você vai querer jogar todo o resto.


E 500 anos depois...

Kefin, a Cidade da Areia é selada. Por quê? Não sei, desculpe, mas deve ser contado em Ys V.

E mais 484 anos depois disso...

Nasce Adol! É só isso.

Ancient Ys Vanished - Omen



E finalmente chegamos a 1987. Digo, ao primeiro jogo da série. Ancient Ys Vanished começa com Adol, já com 16 anos, saindo de Promalock e chegando a Esteria, ilha onde ficava o Reino Perdido de Ys. Recentemente Esteria foi cercada por uma tempestade que impede qualquer um de entrar ou sair, e junto de suas lendas e a inigualável Torre Darm, que pode ser vista do continente, nosso herói se sente atraído pelas possíveis aventuras e acaba indo parar lá.



Ancient Ys Vanished conta como Adol, o herói predestinado, encontra o “poder perdido que poderia salvar o mundo”, mas salvar de que? Isso, caros, para saber precisarão jogar.

Ancient Ys Vanished – The Final Chapter

The Final Chapter conta a segunda e final parte da história contado no primeiro jogo. Desta vez Adol finalmente chega a Ys, o Reino Perdido, e descobre o grande esquema responsável pelos recentes problemas de Esteria. Este jogo da final a história iniciada em Origins, mas não a seu legado.

Ys IV: Mask of the Sun

Mask of the Sun se passa um ano depois de Ys II. Neste Adol encontra uma garrafa com uma mensagem pedindo ajuda em Celceta, e decide ir até o lugar para ajudar os necessitados. Lá ele tem seu primeiro encontro com o Império Romun, formado por descendentes do Clã das Trevas, e descobre mais sobre a Dinastia Celceta.

Ys: The Oath in Felghana

Dois anos depois estamos em Felghana visitando a terra natal de Dogi, Redmont. No caminho encontram uma cartomante que os avisa sobre os perigos daquele lugar, mas nada que impeça nossos heróis de seguirem em frente.

Algum tempo antes de nossos heróis chegarem aqui algo muito estranho aconteceu na Ilha de Genos e nosso heróis acaba se envolvendo nessa história. Entre reviravoltas, Adol mais uma vez se depara com os problemas do passado, tendo que lutar para garantir um futuro a todos.

Ys V: Kefin, The Lost City of Sand

EM BREVE

Ys VI: The Ark of Napishtim

O jogo que trouxe o merecido sucesso de Ys ao oeste e abriu as portas da Falcom para os lares americanos. Um dos jogos mais esperados pelos fãs, sem contar Origins que ninguém imaginava a Falcom de fato produzir. The Ark of Napishtim. Este é o jogo que revela mais detalhes sobre a até então principal história do universo de Ys e é uma das principais fontes para todo aquele prólogo que escrevi.

Seis anos depois do que ocorreu em Esteria e Ys, Adol está agora perto das Ilhas Canaan sendo persegui pela frota do Império Romum. Perto ao Grande Vortex que protege as ilhas, Adol acaba caindo do navio e indo parar na ultima vila dos Rehdans, e é a partir dai que tudo começa a acontecer.

Ys Seven

EM BREVE

E o futuro

Não sabemos o que nos espera no futuro. Como atualmente a Falcom está refazendo Ys IV para PS Vita não teremos novidades tão breve, mas temos certeza que Adol ainda tem vários anos de aventuras pela frente já que ele some só aos 63 anos de idade. De acordo com a Falcom, as histórias de Adol são traduções de seus livros.